Coruche
Monumento de Homenagem
aos Combatentes da Guerra do Ultramar
Inaugurado
no dia 26 de Junho de 2021
Fontes:
Notícias do Sorraia
Câmara Municipal de Coruche
Homenagem aos Combatentes de Coruche faz justiça e
perpetua a memória dos que lutaram nas colónias
26 Junho 2021, 15:15
Por JOÃO DINIS
Notícias do Sorraia
A Câmara Municipal de Coruche, em parceria com o Núcleo
de Santarém da Liga dos Combatentes inauguraram este
sábado, no Jardim 25 de Abril, em Coruche, o Monumento
de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar,
perpetuando não só a memória dos 30 coruchenses que
perderam a vida durante a guerra, mas também
homenageando todos aqueles que lutaram durante os anos
que durou a guerra, com muitos deles a marcarem presença
na cerimónia.
Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de
Coruche, refere que “esta instalação de homenagem
aos ex-combatentes, pretende ser uma homenagem de todos
os Coruchenses e do Município de Coruche àqueles que
participaram na guerra de Angola, Moçambique, ou da
Guiné, e que efectivamente ainda hoje sentem traumas
daquilo que foi participar numa guerra em defesa da
nossa pátria, em defesa de Portugal, e portanto era mais
que merecido e mais que justo, e eventualmente até peca
por tardia…”
O autarca agradeceu a presença de todos os que marcaram
presença na cerimónia, “no sentido de reconhecer
aquilo que foi de facto a dedicação, o empenho e a
bravura dos nossos heróis na Guerra do Ultramar e também
aqueles que infelizmente perderam a vida. e estamos a
falar de 30 coruchenses que perderam a vida na guerra
das ex-colónias.”
“Obviamente que o município de Coruche deveria
fazer este reconhecimento, já o temos na Câmara
Municipal, através de uma placa que foi colocada também
de homenagem onde estão os nomes de todos de todos
aqueles que perderam a vida, ainda assim é mais um
reforço numa instalação pública, onde as pessoas podem
de facto vir fazer a sua homenagem, colocando flores,
tirando fotografias e perpetuar na memória de todos,
porque nós não podemos apagar a história mas devemos
respeitá-la”, acrescentando que no seu entender
devemos todos “respeitar e homenagear todos
aqueles que participaram neste combate, nesta guerra
para a qual não tiveram uma palavra e não tiveram
escolha, e para a qual foram obrigados, mas também uma
homenagem às famílias, porque como dizia há pouco é
importante também homenagear as famílias, as mulheres,
os pais, os irmãos e as namoradas que ficaram por terra
e que lhe restava apenas aquela carta que nunca mais
chegava, ou que tardava em chegar, e que de facto foi um
sofrimento muito grande para esta gente até porque
alguns dos militares que partiram para a guerra eram o
sustento da família, o que significa que foi um momento
social difícil para essas famílias.”
O autarca concluiu referindo que “fica esta sentida
homenagem, ainda que singela, mas sentida homenagem dos
coruchenses a todos os ex-combatentes e todos aqueles
que perderam a vida no Ultramar.”
No final da cerimónia o Município de Coruche presenteou
os combatentes presentes com uma réplica do monumento
instalado numa das entradas do Jardim 25 de Abril, junto
ao rio Sorraia.






A cerimónia religiosa
esteve a cargo do Cónego Elias Serrano Martins, antigo
Capelão do Regimento de Caçadores Pára-Quedistas

















Os dois veteranos condecorados com a
Medalha Comemorativa das Campanhas e Comissões de
Serviços Especiais
Clique na imagem que se
segue para visualização da identificação das subunidades
que integraram na Guerra do Ultramar:
