Os soldados naturais do
concelho de Castro Verde que morreram na Guerra
Colonial vão ser homenageados pelo município através
de um monumento, que será apresentado segunda-feira
na vila alentejana.
O memorial “Castrenses Mortos na
Guerra Colonial”, instalado em frente ao cemitério
municipal de Castro Verde, onde estão sepultados
alguns dos soldados cujos corpos foram trasladados
de África, será apresentado numa cerimónia evocativa
a partir das 10:30.
Através do monumento, a Câmara pretende “honrar,
recordar e imortalizar” os nomes dos 15 soldados
naturais do concelho de Castro Verde que morreram na
Guerra Colonial, explicou hoje à agência Lusa o
vice-presidente do município, António Colaço.
“Queremos honrar a memória dos soldados que morreram
jovens, longe das famílias e dos amigos” e numa
guerra em que participaram “obrigados pelo regime
fascista”, disse.
O memorial, uma peça “sóbria e digna” criada pela
arquitecta Helena Passos, “reinterpreta o obelisco e
a coluna comemorativa, desenvolvida maioritariamente
em ferro e em torno de um elemento instaurador em
betão”, explica o município.
Desta forma, o monumento estabelece uma “articulação
entre o factual e o simbólico, entre a
exteriorização dos nomes como factores de identidade
civil e a interiorização de outras identidades,
humanas, físicas e espaciais, representativas das
pessoas, dos perecimentos e das suas causas”.
@Lusa
Fonte: http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1170298.html
Monumentos aos Combatentes e
Campas