Ciclo de
Conferências - debate
Texto e demais elementos informativos cedidos por Carlos Cordeiro
(ex- Furriel Mil.º
At. Inf - CICmds - Angola - 1969/1971)


"Os
Açores e a Guerra do Ultramar - História e
Memória (s) 1961 - 1974"
30 de Setembro de 2011 - 17H30
Ciclo de
conferências-debate
“Os
Açorianos na Guerra do Ultramar: uma abordagem parcelar”
As imagens

A Prof.ª Doutora
Gabriela Castro, Directora do Departamento de
História, Filosofia e Ciências Sociais da
Universidade dos Açores, fazendo a apresentação do
conferencista.

Carlos Cordeiro
dirigindo uma palavra de agradecimento à sua Directora
de Departamento

Um aspecto da
assistência

Carlos Cordeiro na sua
apresentação

Período de debate. O
antigo fur.mil CMD Paulo Teves (Angola, 1971-73)
intervindo

O Prof. Doutor Carlos
Amaral, da Comissão Científica, dirigindo o debate
------------------------------------------------------------
Ciclo de
conferências-debate
“Os
Açorianos na Guerra do Ultramar: uma abordagem parcelar”
No âmbito do ciclo de conferências-debate
“Os Açores e a Guerra do Ultramar – 1961-1974: história
e memória (s)”, Carlos Cordeiro
– professor da Universidade dos Açores e antigo furriel
miliciano de Infantaria, com comissão em Angola de 1969
a 1971 – proferirá, no próximo dia 30 do
corrente (6.ª feira), a comunicação “Açorianos na Guerra
do Ultramar: uma abordagem parcelar”.
O evento terá lugar no anfiteatro “B” do Pólo de Ponta
Delgada da Universidade dos Açores, com início pelas
17H30 e estará aberto à participação de todas as pessoas
interessadas.
Esta iniciativa teve início em Maio,
sendo esta a quarta conferência do ciclo. Trata-se de
uma organização do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso do
Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais
da Universidade dos Açores.
Notas
biográficas de Carlos Cordeiro
Natural de Ponta Delgada, Carlos Cordeiro
frequentou a Escola Industrial e Comercial de Ponta
Delgada, tendo terminado os estudos secundários em 1963.
Trabalhou em empresas e diversos serviços públicos, até
ingressar nos CTT como funcionário administrativo.
Prestou serviço militar de 1968 a 1971. Depois do seu
regresso da comissão militar em Angola retornou aos
estudos como trabalhador-estudante, tendo concluído, em
1981, na Universidade dos Açores, a licenciatura em
História e Ciências Sociais. Foi professor do Ensino
Secundário na Escola Antero de Quental, na da Lagoa e na
sua velha Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada
(já então rebaptizada de Domingos Rebelo). A partir de
1986 passou a leccionar na Universidade dos Açores,
concluindo o Doutoramento em 1998 e prestando provas de
Agregação em 2005.
A sua investigação desenvolve-se no
âmbito da História Contemporânea, com especial
incidência na História dos Açores. Na Universidade foi
director do Departamento de História, Filosofia e
Ciências Sociais e actualmente coordena o mestrado em
Relações Internacionais. É autor de vários livros e
artigos em revistas da especialidade.
O Convite

Programa
(para "download" do programa
clique aqui)

