Emílio Varela Saraiva,
Furriel Mil.º ‘Comando’, n.º 60116771, da 33ªCCmds
"Pouco se fala hoje
em dia nestas coisas mas é bom que para
preservação do nosso orgulho como Portugueses,
elas não se esqueçam"
Barata da Silva, Vice-Comodoro
 |
HONRA E GLÓRIA
e
nota de óbito |
Elementos cedidos por um
colaborador do portal UTW
|
Faleceu no dia 25 de Setembro de 2022 o
veterano

Cruz de Guerra, colectiva, de 1.ª
classe
Cruz de Guerra de 2.ª classe
Livro:
"Ode à 33ª Companhia de Comandos"

título: "Ode à 33ª Companhia de
Comandos"
autor: Emílio Saraiva
editor: Associação de Comandos
1ªed. Lisboa, 31Out2019
127 págs (ilustrado)
24x16,4 cm
pvp: 14,38€ (portes incluídos)*
dep.leg: PT-461488/19
ISBN: 989-95601-7-8
PREFÁCIO
Após quatro duros e longos meses de
preparação, eis que, a 29 de Outubro
de 1971 termina no Centro de
Instrução de Comandos (Belo
Horizonte/ Luanda / Região Militar de
Angola) o 22° Curso de Comandos, com
a Cerimónia de entrega de insígnias
próprias aos que o terminaram com
sucesso e o Guião às Companhias
então aprontadas - 34ª mobilizada
para Moçambique e 33ª para Angola.
Os
integrantes da 33ª Companhia eram
quase todos, no que ao Apoio de
Serviços (Formação) respeita,
originários do recrutamento
metropolitano tal como 60% do
efectivo de "Comandos", sendo os
restantes do recrutamento local
(Angola).
Aumentos de efectivos no início e ao
longo da comissão, permitiram que
pudessem ser colmatadas algumas
faltas beneficiando a Companhia com
esse recompletamento de Praças,
Sargentos e Oficiais de outros
cursos e de estagiários do QP,
integrando as equipas de defesa
imediata e os grupos existentes;
sensivelmente a meio da comissão
chegou o quinto grupo de combate.
Importa realçar a fácil e profícua
integração desces reforços no
colectivo da trigésima terceira.
Foi nesta Companhia de Comandos que
todos estes jovens generosos e
solidários serviram de forma
abnegada o seu País enquanto
Soldados, numa guerra que então se
arrastava ia já para mais de dez
anos.
Militares destemidos, Praças,
Sargentos e Oficiais, que muito me
honrou comandar e que, pela sua
determinação, coragem e competência,
cumpriram com excelência a missão
atribuída, consubstanciado o êxito
também no facto de, apesar da
violência dos combates travados e de
recontros em todas as operações
levadas a cabo, terem terminado as
suas comissões e regressado TODOS
para junto dos seus.
Aqui chegados vêm dando continuidade
à camaradagem forjada naquela
experiência rica de sentimentos e
factos passíveis de orgulho,
vivências marcantes que não deixarão
de transmitir aos seus filhos e
netos.
É daqueles tempos, desta companhia e
dos seus militares que, o autor,
Emílio Saraiva, ele próprio um
excelente chefe de equipa de
comandos e corajoso combatente,
escolhendo um estilo menos habitual,
com grande argúcia e inteligência,
nos fala neste livro, retratando
episódios, momentos, personagens e
situações muito diversas.
Saúdo
o seu esforço, capacidades, aptidão
e também testemunho, que nos
permitem caminhar por tempos idos,
de grande densidade e proximidade, e
que de modos vários marcaram as
nossas vidas, valorizando-as!
Estou certo de
que, apesar das vicissitudes da
guerra e do contexto histórico de
então, jamais qualquer destes
cidadãos será um estranho naquela
Angola de gentes acolhedoras, agora
um País com a Paz há muito ansiada!
MAMA SUME!
Arnaldo Cruz


