.

 

Início O Autor História A Viagem Moçambique Livros Notícias Procura Encontros Imagens Mailing List Ligações Mapa do Site

Procura de camaradas que estiveram na Guerra do Ultramar

 
Share |
   

 

2010/09/07 - Mensagem de José dos Ramos, ex- 1.º Cabo

 

Procuro pelos meus camaradas da 3.ª Companhia do Batalhão de Caçadores 4910/74, que estiveram em Angola, no período de 1974 a 1975
 

Contacto: E-mail: Jose.ramos@hotmail.co.uk  

 

Informação:

 

Em pesquisa efectuada no ciberespaço, constatou-se a existência de contactos de veteranos do Batalhão de Caçadores 4910/74

 

Ver os endereços que se seguem e transcrição do exposto naqueles endereços:

 

http://oldblogs.sapo.pt/comentar?entry_id=205639

 

Parabéns B.CAÇ-3869, pela ideia excelente. Eu pertenci ao B.CAÇ-4910/74, e também estivemos em Angola, mais propriamente no Leste, e depois em Luanda, desde Setembro de 74 até Outubro de 75. Coube-nos a difícil missão da transição para a independência. Tempos difíceis. Um abraço. Enviado por manuelfernandes em junho 18, 2005 03:09 PM (só que não tem o contacto)

 

 

http://opalanegra.blogs.sapo.pt/2005/10/

 

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2005

30 ANOS DEPOIS

Os rapazes do Batalhão de Caçadores 4910/74, formado no Funchal, chegaram a Angola nos primeiros dias de setembro de 1974, e regressaram no dia 8 de outubro de 1975.

Embora a maioria fosse da Madeira, havia muita gente do Continente, e nunca tinham feito um almoço comemorativo conjunto até este ano.

Em Abril deste ano, finalmente 30 anos depois, encontramo-nos num almoço na Mealhada, e no passado sábado dia 8, o almoço comemorativo das 3 décadas do regresso, foi no restaurante Zarcos, no Funchal, com tropa de um lado e do outro.

Houve muita alegria e muita emoção, e poucos se reconheceram antes de se apresentarem; houve muitos abraços sinceros e uma promessa feita por todos: nunca mais perdermos o contacto.

No final do almoço este «pirata» descobriu que lhe tinham feito uma pirataria: o meu chaveiro victorinox, que anda sempre preso ao cinto, tinha desaparecido, talvez nos abraços, talvez nos grupos para as fotos. Procurei por todo o lado; em cima da mesa debaixo da mesa, em tudo que era sitio, e nada.

Os empregados tambem não encontraram. Mas um «pirata» dorme sempre com um olho (olho de ver... não quero gracinhas ouviram!!??) fechado e outro aberto, e como tal, tenho sempre uma chave do pálamovel, outra da entrada do prédio e outra da porta da barraca, na carteira, porque quem mora como eu num 5ºF (dizem os engraçadinhos que eu sou o f***do do 5º) não é facil.

Como jogava em casa e conheço o pessoal do restaurante, fui para a «palhota» e mal acabava de chegar já o senhor Ramos me informava que o meu chaveiro tinha sido encontrado em cima de uma mesa longe da minha, e debaixo da toalha.

Eu alinhei apenas no tinto e mantive-me sóbrio, mas havia muita tropa que deitou abaixo, não o Pico do Arieiro ou o Pico Ruivo, nem sequer a torre da igreja de S. Gonçalo ali ao pé, mas uma quantidade de frascos de tinto, de água da Escócia, e mais umas coisas, que quem acabou derrubado foram os próprios.

VIIIVAA O 4910/74!!! KUÁÁÁCHA ANGOLA!!!
 

publicado por pirata Andesman às 23:09

 

Sugestão da equipa do UTW: Vá ao endereço - http://opalanegra.blogs.sapo.pt/2005/10 e comente a notícia, talvez o editor do blogue lhe responda

 

http://opalanegra.blogs.sapo.pt/2005/09/

 

Segunda-feira, 5 de Setembro de 2005

O ALMOÇO FOI NO BURGO...

Desde o já longínquo ano de 1975, que não nos víamos. No dia 24 de Abril deste ano, voamos até ao Aeroporto de Lisboa e daí viajámos por terra até à zona da Mealhada, onde nos reencontramos e almoçamos.

Estou a falar-vos do pessoal do Batalhão de Caçadores 4910/74, formado no Funchal, já depois do 25 de Abril, com destino a Angola.

A tropa do Funchal, reune todos os anos num jantar comemorativo, no dia 8 de Outubro, dia do aniversário do regresso, e poucos contactos tinha com elementos do Continente que fizeram parte do 4910/74.

Este ano conseguimos contactos que nos permitiram saber do almoço do Luso, e pôr fim a 30 longos anos de desencontros.

Ficou combinado nesse almoço, que em Agosto quando eu estivesse de férias, contactaria o alferes Morais, tambem ele da região de Coimbra; para almoçarmos.

O prometido é devido, e deve ser cumprido, e um «pirata» quando promete cumpre. E o almoço foi marcado para 13h30, no restaurante Burgo, na Lousã.

Alambazamo-nos nas entradas: depois, o alferes Morais alinhou no sarrabulho Lousanense, eu no bacalhau com migas.

Nenhum de nós deu conta do recado. Sobrou sarrabulho; sobrou bacalhau; e sobraram migas.

Na parte líquida, saímo-nos melhor; viramos um frasco de 75cl de tintol da Casa Ferreirinha.

Ficaram ali no Burgo, até cerca das 17 horas, o alferes e o cripto a falar de Guerra e Paz; e nenhum de nós é Tolstoi.

No dia 8 de Outubro próximo, voltamos a encontrar-nos pela terceira vez este ano, para compensar o tempo perdido, em terras de Alberto João. E pela primeira vez em 30 anos tropa de cá e de lá.

Vai ser lindo! O inimigo que se cuide, que nós até botamos abaixo o Pico Ruivo e o Pico do Arieiro ao mesmo tempo!! Às tantas, para muitos, um frasco com qualquer coisa que se beba; tanto lhe podem chamar Pico Ruivo; como Pico do Facho; como Pico do Cardo; que a ordem é a mesma: BOOOTA ABAAAIXO!!!

 

publicado por pirata Andesman às 22:21
 

Sugestão da equipa do UTW: Vá ao endereço - http://opalanegra.blogs.sapo.pt/2005/09/ e comente a notícia, talvez o editor do blogue lhe responda.