|
2010/09/07 - Mensagem de
José dos Ramos,
ex- 1.º Cabo
Procuro pelos meus
camaradas da 3.ª Companhia do
Batalhão de Caçadores 4910/74, que estiveram
em Angola, no período de 1974 a 1975
Contacto:
E-mail:
Jose.ramos@hotmail.co.uk
Informação:
Em pesquisa efectuada no
ciberespaço, constatou-se a existência de contactos de veteranos do
Batalhão de Caçadores 4910/74
Ver os endereços que se seguem e
transcrição do exposto naqueles endereços:
http://oldblogs.sapo.pt/comentar?entry_id=205639
Parabéns B.CAÇ-3869, pela ideia
excelente. Eu pertenci ao B.CAÇ-4910/74, e também estivemos em
Angola, mais propriamente no Leste, e depois em Luanda, desde
Setembro de 74 até Outubro de 75. Coube-nos a difícil missão da
transição para a independência. Tempos difíceis. Um abraço.
Quinta-feira, 13 de
Outubro de 2005
Os rapazes do Batalhão de
Caçadores 4910/74, formado no Funchal, chegaram a Angola nos
primeiros dias de setembro de 1974, e regressaram no dia 8
de outubro de 1975.
Embora a maioria fosse da Madeira, havia muita gente do
Continente, e nunca tinham feito um almoço comemorativo
conjunto até este ano.
Em Abril deste ano, finalmente 30 anos depois,
encontramo-nos num almoço na Mealhada, e no passado sábado
dia 8, o almoço comemorativo das 3 décadas do regresso, foi
no restaurante Zarcos, no Funchal, com tropa de um lado e do
outro.
Houve muita alegria e muita emoção, e poucos se reconheceram
antes de se apresentarem; houve muitos abraços sinceros e
uma promessa feita por todos: nunca mais perdermos o
contacto.
No final do almoço este «pirata» descobriu que lhe tinham
feito uma pirataria: o meu chaveiro victorinox, que anda
sempre preso ao cinto, tinha desaparecido, talvez nos
abraços, talvez nos grupos para as fotos. Procurei por todo
o lado; em cima da mesa debaixo da mesa, em tudo que era
sitio, e nada.
Os empregados tambem não encontraram. Mas um «pirata» dorme
sempre com um olho (olho de ver... não quero gracinhas
ouviram!!??) fechado e outro aberto, e como tal, tenho
sempre uma chave do pálamovel, outra da entrada do prédio e
outra da porta da barraca, na carteira, porque quem mora
como eu num 5ºF (dizem os engraçadinhos que eu sou o f***do
do 5º) não é facil.
Como jogava em casa e conheço o pessoal do restaurante, fui
para a «palhota» e mal acabava de chegar já o senhor Ramos
me informava que o meu chaveiro tinha sido encontrado em
cima de uma mesa longe da minha, e debaixo da toalha.
Eu alinhei apenas no tinto e mantive-me sóbrio, mas havia
muita tropa que deitou abaixo, não o Pico do Arieiro ou o
Pico Ruivo, nem sequer a torre da igreja de S. Gonçalo ali
ao pé, mas uma quantidade de frascos de tinto, de água da
Escócia, e mais umas coisas, que quem acabou derrubado foram
os próprios.
VIIIVAA O 4910/74!!! KUÁÁÁCHA ANGOLA!!!
publicado por pirata
Andesman às 23:09
Sugestão da equipa do UTW: Vá ao endereço -
http://opalanegra.blogs.sapo.pt/2005/09/
Segunda-feira, 5 de
Setembro de 2005
Desde o já longínquo ano
de 1975, que não nos víamos. No dia 24 de Abril deste ano,
voamos até ao Aeroporto de Lisboa e daí viajámos por terra
até à zona da Mealhada, onde nos reencontramos e almoçamos.
Estou a falar-vos do pessoal do Batalhão de Caçadores
4910/74, formado no Funchal, já depois do 25 de Abril, com
destino a Angola.
A tropa do Funchal, reune todos os anos num jantar
comemorativo, no dia 8 de Outubro, dia do aniversário do
regresso, e poucos contactos tinha com elementos do
Continente que fizeram parte do 4910/74.
Este ano conseguimos contactos que nos permitiram saber do
almoço do Luso, e pôr fim a 30 longos anos de desencontros.
Ficou combinado nesse almoço, que em Agosto quando eu
estivesse de férias, contactaria o alferes Morais, tambem
ele da região de Coimbra; para almoçarmos.
O prometido é devido, e deve ser cumprido, e um «pirata»
quando promete cumpre. E o almoço foi marcado para 13h30, no
restaurante Burgo, na Lousã.
Alambazamo-nos nas entradas: depois, o alferes Morais
alinhou no sarrabulho Lousanense, eu no bacalhau com migas.
Nenhum de nós deu conta do recado. Sobrou sarrabulho; sobrou
bacalhau; e sobraram migas.
Na parte líquida, saímo-nos melhor; viramos um frasco de
75cl de tintol da Casa Ferreirinha.
Ficaram ali no Burgo, até cerca das 17 horas, o alferes e o
cripto a falar de Guerra e Paz; e nenhum de nós é Tolstoi.
No dia 8 de Outubro próximo, voltamos a encontrar-nos pela
terceira vez este ano, para compensar o tempo perdido, em
terras de Alberto João. E pela primeira vez em 30 anos tropa
de cá e de lá.
Vai ser lindo! O inimigo que se cuide, que nós até botamos
abaixo o Pico Ruivo e o Pico do Arieiro ao mesmo tempo!! Às
tantas, para muitos, um frasco com qualquer coisa que se
beba; tanto lhe podem chamar Pico Ruivo; como Pico do Facho;
como Pico do Cardo; que a ordem é a mesma: BOOOTA ABAAAIXO!!!
publicado por pirata
Andesman às 22:21
Sugestão da equipa do UTW: Vá ao endereço -
http://opalanegra.blogs.sapo.pt/2005/09/
|